top of page
  • Foto do escritorTiago Araripe

Jornada em busca do Propósito

Atualizado: 19 de fev. de 2021


Com Ana Ruth Brito, parceira de toda uma vida, numa visita a amigos em Genebra.


Durante cerca de oito semanas, o assunto predominante deste blog foram as parcerias musicais. Diversos artistas, de variados estilos e quadrantes, se pronunciaram aqui a respeito. Recebi contribuições de procedências que se estendem desde o Crato cearense, onde vim ao mundo, até São Paulo, onde vivi por longos 23 anos, além de cidades como Fortaleza, Recife, Milão e outras.


Hoje, a parceria que apresento se estende muito além da música. Falo de Ana Ruth, a mulher com quem compartilho, há 25 anos, a vida e o caminho.

Na mesa-redonda de que participei recentemente com Marianna Leporace e Heriberto Porto, na programação do Festival Jazz & Blues Ceará 2021, falamos da administração da carreira musical. Ali, expressei alguns conceitos que resumi no título Gerenciamento do Propósito.


Propósito é o compromisso que temos com a gente mesmo naquilo que nos dispomos a fazer. E Ana Ruth tem relação direta com o tema, recorrente nas nossas constantes conversas e vivências. Não por acaso, a convidei a escrever aqui o que tem estudado a respeito.


Ela tem se mostrado uma parceira e tanto no apoio que damos um ao outro, tendo em vista a realização dos nossos propósitos - distintos na definição dos rumos profissionais de cada um, mas semelhantes no direcionamento que buscamos dar ao sentido de nossas existências.


Ana Ruth Brito é educadora e facilitadora sistêmica, com mestrado em Educação Brasileira e formação em Constelação Familiar. É também facilitadora de Círculos de Construção da Paz e criadora do projeto Ser e Estar no Círculo. Tenho acompanhado de perto seu empenho constante em estudar e se aprimorar em tudo que se propõe a fazer. É dela o texto a seguir, escrito especialmente para o blog, em que compartilha estudos e sua vivência a respeito do Propósito.


 


"REALIZAR ALGO COM PROPÓSITO É COMPREENDER

O QUE TEMOS DE MELHOR A OFERECER AO MUNDO"


"Compartilho novas reflexões de algo que venho estudando, integradas à trajetória de 61 anos enquanto habitante deste planeta. Trata-se de somatória de experiências vividas nas diversas localidades onde me criei e morei até hoje, agregadas à oportunidade de, durante o recolhimento social, ter acesso remoto aos estudos da Alquimia, com o alquimista italiano Stefano Gradi.


Esses estudos aliam princípios da minha formação religiosa e do meu sagrado ao conhecimento universal, da natureza e de seus elementos presentes no meu corpo, sentimentos e pensamentos, contribuindo para modificar a minha rotina diária ao trazer ferramentas para a liberação de padrões limitantes de pensamento e hábitos incorretos, pouco saudáveis, que me impediam de estar mais presente e consciente da busca do meu propósito de vida.


A propósito


A palavra Propósito tem sua origem do latim proposĭtu - "intenção") e significa “deliberação; resolução; decisão” e “intento; projeto”. Quer dizer, ainda, “objeto; fim; mira” e “juízo; prudência”.


No entanto, trataremos aqui de uma visão mais ampliada do que esses significados encontrados no dicionário. Isto é, o sentido prático da busca pessoal para encontrar o nosso real propósito de vida. Digo real porque, muitas vezes, almejamos chegar a objetivos e decisões que acreditamos serem verdadeiros, mas, com o tempo, se revelam passageiros, sem o sentido que imaginávamos.


Reflexões

  • Realizar algo com propósito é compreender o que temos de melhor a oferecer ao mundo, percebendo o que realmente importa no momento, no local onde nos encontramos ou onde almejamos chegar.

  • Agir com propósito é realizar determinada tarefa com alegria, com contentamento interno de expansão, que permite o alinhamento diário com a nossa missão, valores, virtudes, habilidades e competências.

  • Para encontrar o propósito, é necessário estarmos atentos para perceber o que faz sentido para nós e o que desejamos deixar como legado aos nossos descendentes e às pessoas que convivem conosco. Ou seja: que marca queremos deixar neste mundo.

  • Executar um trabalho com propósito é compreender que, além de realizarmos determinada tarefa e sermos remunerados por isso, também conseguimos impactar positivamente a sociedade e contribuir, com as nossas atitudes e o nosso exemplo, para a construção de um mundo melhor.

  • O encontro com o propósito é aquele que nos transforma em pessoas melhores, transforma a nossa vida e, consequentemente, melhora o nosso mundo.

  • Um propósito real nos faz sonhar, acreditar, se emocionar e entender que nele está nossa essência, nosso Eu Verdadeiro – o Amor por nós mesmos e pela vida.

  • Estar alinhado com o propósito no dia a dia é nos colocar no protagonismo da nossa história, ter domínio das nossas decisões e assumir as responsabilidades pelos resultados.


Fases para alcançar o Propósito


O propósito não é único e absoluto. Pode e deve ser desenvolvido por etapas, até chegar ao que chamamos de propósito real, também possível de ser entendido como “predestinação” ou “missão” no sentido maior, espiritual, ligado à Lei Universal. Assim, para se chegar a esse real propósito, em que se busca a realização de um sonho ou a expansão interior ao longo da vida, é importante a criação de pequenos propósitos que criem as bases para uma trajetória constante, clara e objetiva até atingirmos o propósito maior em busca da felicidade e da plenitude.


O primeiro passo para trilhar esse caminho é colocar nossa atenção no que existe de concreto na vida: nosso próprio corpo. É preciso olhar para a origem da nossa vida, nossa raiz primordial, reconhecer e honrar quem nos trouxe a este mundo e toda a nossa ancestralidade e sua respectiva cultura. É um trabalho difícil, sem prazo definido de ser concluído, mas libertador quando se consegue, passo a passo, cada realização nesse sentido. Trata-se de um movimento de ação, de expansão da nossa força e da vontade de realizar o que desejamos.


Quando encontramos o nosso lugar na família, no trabalho e na vida, podemos então realizar os processos mentais, usar a racionalidade para elaborar os planos e etapas, identificar o que precisamos estudar e elaborar para chegarmos aonde queremos estar de verdade.


É o momento de usar a nossa inteligência no sentido de expandir a mente consciente e ir ao encontro do outro, da natureza e das ordens existentes no nosso sistema. É a fase do despertar da criatividade.

No entanto, as duas etapas anteriores não se concretizam se não houver uma ligação entre elas. E isso só pode ocorrer quando há o sentimento de fazer com que as ações e pensamentos tenham sentido. É o movimento de pausar, respirar, observar, selecionar, filtrar e aprofundar as emoções para encontrar um sentido real em tudo que estamos buscando, vivendo ou querendo para o futuro próximo ou distante.


Com a integração de corpo, emoção e mente, ou seja, de ação, sentimentos e pensamentos (inteligência), constante como os movimentos da Terra e dos astros em torno do Sol, buscamos novas alternativas e soluções para atingir o resultado desejado. Buscamos sabedoria para entender que as Leis da Natureza sempre serão maiores do que as nossas simples vontades e desejos.


Olhar para o que se apresentar e adaptar o propósito no que se fizer necessário é se desenvolver para chegar à Predestinação ou Missão de Vida."


Ana Ruth Brito


 

O QUE VEM POR AÍ


DIA 03/03

A cantora Vânia Bastos, voz de destaque da vanguarda paulista.


Vânia Bastos é a artista convidada do single Lugar ao Sol, que no próximo 3 de março estará disponível nas plataformas de música. Presente nos vocais de Cabelos de Sansão (Lira Paulistana, 1982 | Saravá Discos, 2008), Vânia gravou, desde então, mais de uma dezena de álbuns. Um deles, que me enviou quando eu ainda morava no Recife, é o belíssimo Na Boca do Lobo, em que revisita canções de Edu Lobo, numa produção impecável. Estarmos juntos - mesmo à distância - na gravação de Lugar ao Sol é uma forma de reverenciar o Lira Paulistana e todo o trabalho ali realizado, principalmente na música.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page
831885828206936