• Tiago Araripe

Dois parceiros e dois spoilers

Atualizado: 23 de Dez de 2020


Zeca Baleiro conversa comigo no Recife, nas gravações do CD Baião de Nós. (Foto: Augusto Pessoa)



Não foi premeditado, mas os dois textos que reproduzo aqui têm como epicentro a cidade de Fortaleza, embora gravitem também por Recife, São Paulo e por esta vila portuguesa de onde vos teclo. E diferentemente das outras postagens, usualmente feitas às quintas-feiras, esta se antecipa tendo em vista a celebração do Natal, no seu real sentido espiritual: a presença da Luz entre nós.

Tenho uma consideração especial pelos meus parceiros musicais. Aqui, trago depoimentos exclusivos de dois deles: Zeca Baleiro e Marcos Lessa.

Marcos Lessa é o parceiro mais recente. Numa troca de mensagens de áudio, ele disse algo (reproduzo mais abaixo) que me inspirou a fazer esta série, hoje em seu segundo capítulo. Estávamos tratando da gravação da canção e festejando, de comum acordo, a escolha do produtor musical: o também parceiro Caio Castelo. (Mas aí já estou dando spoiler do nosso terceiro álbum, que vem sendo gestado há algum tempo.)


Já Zeca Baleiro é parceiro há mais de uma década, Quando então nos conhecemos em Fortaleza, senti que, independente de sermos de gerações diferentes, tínhamos muito em comum. A afinidade me encorajou a repassar a ele, em mãos, três letras de música. Em outro encontro na capital cearense, Zeca me trouxe as canções já feitas e registradas num pen-drive. Duas delas estão no ar: Baião de Nós (mesmo nome do CD lançado em 2013) e Esfinge (do mesmo álbum).


Recentemente, compusemos mais uma - que também espero incluir no novo álbum (outro spoiler).


A meu pedido, Baleiro escreveu breve texto em que fala de parceiros e revela como iniciou a fértil parceria com Raimundo Fagner.


Vamos conhecer.

PARCEIROS DE PELO MENOS 40 CANÇÕES


"Apesar de compor letra e melodia, eu gosto muito de compor com outras pessoas, acho uma experiência muita rica.


Tenho parceiros de vários 'matizes' musicais e poéticos, uma lista vasta que inclui Hyldon, Fausto Nilo, Chico César, Vinícius Cantuária, Itamar Assumpção, Tiago Araripe, Wado, Alice Ruiz, Capinan e Sergio Natureza. Além de nomes menos conhecidos mas igualmente talentosos.

Tenho uma parceria muito inusitada que se deu com o Fagner. Nos conhecemos em 2000, num show meu no Rio. Tempos depois, em Fortaleza, ele me entregou um cassete com várias melodias, e eu pus letra em todas.

Assim nasceu nosso CD em parceria, que gerou turnê de shows e um DVD gravado na histórica casa Canecão, no Rio.


Desde que nos conhecemos até hoje, foram pelo menos 40 canções."


Zeca Baleiro



Com Marcos Lessa e Clarissa Araripe, na gravação de um programa de rádio em Fortaleza.


Aí está a transcrição literal do áudio que recebi de Marquinhos. Percebo de forma muito semelhante ao que ele comenta sobre os processos de criação conjunta. E sinto a mesma alegria de tê-lo nessa condição especial de parceiro.


EU TENHO MEUS PARCEIROS NUM LUGAR ESPECIAL NO CORAÇÃO


“A alegria que eu sinto quando um parceiro gosta do complemento que eu dou a uma canção que me chega, a alegria que eu fico é uma alegria inenarrável, né?

Eu sempre falo que uma das coisas mais bonitas no universo da música é a parceria. Porque o parceiro chega com a sua história, seu traço, sua característica, sua assinatura musical e soma aquilo com outro parceiro com outra história, às vezes outras referências, com convergências, óbvio, dentro dessas referências, e aquilo fica um resultado harmônico e chega nas pessoas a ponto de quando as pessoas escutam não sabem nem que momento que a melodia é de um ou de outro.

Às vezes isso é até um segredo entre os parceiros... Às vezes não, eu falo mesmo: a melodia é minha e a letra é de Flávia (Wenceslau). Mas fica tudo uma coisa só, eu acho uma coisa muito... Eu tenho meus parceiros num lugar especial no coração. E eu admiro tanto você como pessoa, tantos anos que a gente se conhece, nossas famílias, e ter você como parceiro é uma alegria muito grande. Tô feliz demais.”


Marcos Lessa


NOVIDADE


Veja aqui


E para suas playlists:


©2020 por Tiago Araripe

Entrega dos produtos digitais comprados na loja imediatamente após a confirmação do pagamento.  Fortaleza - CE  |  663.524.288-00