top of page
  • Foto do escritorTiago Araripe

Conexão Portugal-Brasil-Madagascar

Atualizado: 17 de jun. de 2020

A-dos-Ruivos é uma pequena aldeia a poucos quilômetros de Bombarral, a pequena cidade onde moro. É terra da cantante Lena D’Água, que já fez muito sucesso em Portugal e agora busca reconquistar seu espaço na cena musical do país. É também onde o africano Tahina Rahary escolheu para viver com a família: a mulher portuguesa e dois filhos universitários, músicos como o pai. Soube de Tahina pelos meus vizinhos de rua, Luis Henriques e Rosário, que também trataram de obter e de me informar o número de telefone dele. Músico e residente nas redondezas, claro que eu deveria conhecê-lo.

Marcamos encontro no restaurante do Hotel Comendador, o único hotel de Bombarral. Fiquei surpreso com a pontualidade de Tahina, algo não muito habitual nos músicos que conheci. Pontualidade e cordialidade. Soube então que viera de Madagascar, depois de um período morando na França. Soube que trabalhara com Lena D’Água e que estava montando uma nova banda. Dias mais tarde, um cartaz nos pontos estratégicos da cidade informava de um show (ou concerto, como chamam os portugueses) da West Winds, big band liderada por Tahina Rahary.


De um dos camarotes do charmoso e lotado Teatro Eduardo Brazão, uma das pérolas das antigas edificações de Bombarral, assisti o espetáculo.

Percebi que Tahina não era um simples músico, mas um artista completo. Todas as composições da banda, com dez integrantes e predominância de instrumentos de sopro, haviam sido escritas por ele. Também os arranjos. Além disso, ora na guitarra elétrica, ora na flauta, ele se mostrava um competente instrumentista e band leader.

Mário Carreira, Daniel Leão, Tiago Araripe, Tahina Rahary e Luis Agostinho

Naquele momento, decidi convidá-lo a fazer a produção musical de duas novas canções. Abracadabra (Novas manhãs que virão) é uma delas. A música, de gênero definido por Tahina como pop étnico, reúne artistas e músicos de três continentes. Será lançada no próximo dia 25 de junho, nas plataformas digitais, mas você tem a oportunidade de baixá-la e conhecê-la aqui, desde já.


Enjoy!


Bombarral - PT



139 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page
831885828206936