{ "data": [ { "event_name": "Purchase", "event_time": 1654007988, "action_source": "email", "user_data": { "em": [ "7b17fb0bd173f625b58636fb796407c22b3d16fc78302d79f0fd30c2fc2fc068" ], "ph": [ null ] }, "custom_data": { "currency": "BRL", "value": 2.99 } } ] "test_event_code:" "TEST65937" }
top of page
Foto do escritorTiago Araripe

Com canções de mais de 40 anos, vem aí o EP "Tiago Araripe Ao Vivo".

Atualizado: 21 de set. de 2023


A releitura de Nós, canção já interpretada por Zizi Possi, é uma das novidades do EP.



O novo álbum de Tiago Araripe, com cinco canções do concerto Terramarear, desde março vinha sendo mostrado aos poucos. Primeiro, Coração Cometa riscou o céu, em meio às estrelas, fazendo eco ao cantar da natureza. Depois, Casa Cheia emergiu da pandemia para mostrar que, além da dor e do caos, houve também – na medida do possível – momentos de beleza e solidariedade. E então chegou o Pequeno Planador – um voo pelo planeta que precisa ser preservado, em nome da sobrevivência da humanidade.

Agora, o EP Tiago Araripe Ao Vivo se revela por inteiro com mais duas faixas: Nós e Fios da Light – canções intimistas de autoria de Tiago e que há décadas acompanham a trajetória do artista. Nós – gravada originalmente no CD Baião de Nós – “é uma canção de cura da perda de pessoas queridas”, nas palavras do compositor. “Um mergulho interno para resgatar o amor que sobrevive e um convite – a todos que passaram por essa experiência – a se reerguerem e seguirem em frente,” diz ainda Tiago, baseado em sua própria história de vida.

A composição foi interpretada, com muita sensibilidade, por Zizi Possi em shows da artista em São Paulo – um deles na Virada Cultural de 2022.


Quanto a Fios da Light, gravada originalmente no disco Cabelos de Sansão, recebe aqui uma versão voz e guitarra. Na moldura minimalista, fica mais destacada a letra escrita depois de um sonho de Tiago, no qual os olhos da filha Joana, então com poucos dias de nascida, despontavam no espaço sideral à semelhança de discos voadores.

Assim é o EP Tiago Araripe Ao Vivo, seleção de cinco canções do show Terramarear, gravado em 4 de abril de 2023 no teatro da Casa de Vovó Dedé, instituição que promove a formação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, residentes na periferia de Fortaleza.


No concerto, depois de apresentado em outros palcos da cidade, Tiago Araripe faz um tributo à imaginação, ladeado por um power trio dirigido pelo guitarrista Caio Castelo e com a participação de Dândara Marquês no baixo e de Igor Ribeiro na bateria.



Ali, tendo como público apenas a equipe técnica e de produção da entidade, Tiago revisita canções de seus álbuns Cabelos de Sansão (então com 40 anos de existência), Baião de Nós e Terramarear, além do single Pequeno Planador. As gravações do show foram enviadas às plataformas de streaming depois de cuidadosa remix e masterização.

 

PRE-SAVE: O QUE É E PORQUE FAZER "Fazer o pre-save do EP Tiago Araripe Ao Vivo significa ser avisado e poder ouvir o álbum no momento exato da estreia em plataformas como o Spotify. É também uma forma de apoiar o meu trabalho, pois quanto mais pessoas ouvirem as canções no dia do lançamento, mais chances as músicas têm de fazerem parte de uma playlist editorial da plataforma, e assim chegarem a muito mais pessoas, em muito mais lugares. Por isso, peço: faça o pre-save do nosso novo álbum. Se possível, pelo computador: é mais rápido e mais simples. Desde já, receba minha gratidão por esse gesto de boa vontade." (Tiago Araripe) Para fazer o pre-save, CLIQUE AQUI.

 

Tiago Araripe em poucas palavras Em São Paulo, onde morou 23 anos, o artista dividiu palcos e estúdios com Tom Zé, integrou o grupo Papa Poluição, participou de trilhas de filmes como o premiado Sargento Getúlio e vivenciou o movimento cultural do Lira Paulistana, que produziu seu icônico álbum Cabelos de Sansão (1982) – relançado depois em CD (2008) por Zeca Baleiro. Seu disco seguinte, Baião de Nós (2013), produzido em Recife e São Paulo, tem a participação e coprodução musical de Zeca.


No álbum mais recente, Terramarear (2021), Tiago inclui faixas gravadas em Portugal, onde mora há mais de cinco anos. Desde 2018, o artista faz a produção executiva dos próprios fonogramas. Tiago também formou o grupo Nuvem 33 no Recife do início dos anos 70, momento pioneiro do que ficou conhecido depois como udigrudi pernambucano, com destaque para a participação na I Feira Experimental de Música, em Nova Jerusalém – espécie de woodstock tupiniquim, como o evento foi chamado pela imprensa local. Veja o videoclipe Nós na estreia do EP (29/09/2023): https://youtu.be/3r8A_gQlGtA

--------------------------------------------------------------


FICHA TÉCNICA – EP TIAGO ARARIPE AO VIVO


Voz: Tiago Araripe

Guitarra e direção musical: Caio Castelo

Baixo: Dândara Marquês

Bateria: Igor Ribeiro


Capa: Caio Castelo, com frame de vídeo do show Terramarear.


Gravado no Palco Aberto da Casa de Vovó Dedé, Fortaleza, em 4 de abril de 2022.

Mixado e masterizado por Caio Castelo no Estúdio Orelha, Fortaleza, em fevereiro de 2023.

--------------------------------------------------------------


FICHA TÉCNICA - SHOW TERRAMAREAR Produção: Dalwton Moura, Tiago Araripe Coordenação e produção geral de áudio: Gabriel Arcanjo Captação de áudio: Victor Hugo Diniz Sonorização (FOH): Danilo Braga Edição de áudio: Helixandré Segundo Mixagem e masterização: Jean Nands, Helixandré Segundo Roadies e apoio de palco: Victor Hugo Diniz, Danilo Braga, Gabriel Arcanjo, Emanoel Oliveira Direção de imagens: Gabriel Matias Imagens: Miguel Anderson, Guilherme Cardoso, Marcos Ruan, Johnatan Ferreira Operação de sistemas: Miguel Anderson Fotografia still: Vitoria Frances Iluminação: Juan Pedro Cavalcante Produção: Gustavo Costa Assistente de produção: Priscilla Vieira Coordenação de RTVCA: Augusto Lessa Edição: Natanael Gomes Direção: Marco Beranger

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page